sexta-feira, 15 de março de 2013

Aquecimento

Olá a todos!

Estou encantada em viver um processo seletivo que me faz pensar, buscar criatividade e auto-critica. A segunda tarefa passada (tarefa de aquecimento) foi avaliar 10 frases respondendo a partir de três parâmetros:

*    - não tenho esta qualidade, porque...
**   - tenho parte desta qualidade, porque...
***  - tenho esta qualidade, porque...

Vamos lá!

1. Acredito na transformação do mundo de forma concreta
Tenho essa qualidade. Percebo que há cada vez mais informações disponíveis e que há uma carência e uma busca constante das pessoas. Vivemos uma explosão de movimentos sociais, de desenvolvimento de tecnologias para era da generosidade coletiva, desenvolvimento de metodologias como o OASIS! O mundo muda quando mudamos. Estamos no caminho! 

Alguns vídeos interessantes sobre essas perspectivas:
Chip Conley: medindo o que faz a vida valer a pena. Reflexões sobre busca de paramentos para mundos melhores e mais felizes. 
http://www.ted.com/talks/chip_conley_measuring_what_makes_life_worthwhile.html
Gil Giardelli - Era da generosidade coletiva. Esperança!!!
http://www.youtube.com/watch?v=T0ccdqjoLNg

2. Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações
Tenho parte desta qualidade, porque "a parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo" (Fernando Pessoa). Tenho muitos sonhos, muitas vezes me envolvo em muitos projetos e tenho que deixar. Quero abraçar o mundo! Previamente detectada essa questão, estou desenvolvendo um trabalho com um coach muito bacana que está me auxiliando a ordenar sonhos e vontades com ações. Estou treinando desapego e foco para poder caminhar na direção do início, meio e fim! Já tenho alguns resultados encaminhando, como tempo meio a loucura do dia a dia para esse processo seletivo! =)
Estou trabalhando também as minhas emoções para que as vontades tornem-se ações sem ser necessário muito stress. Um exemplo foi a ação do curso de teatro para educadores com a comunidade. Tive vontade, fiquei animada, mas pensei que tenderia a ser um fracasso pela proposta. Porém, o grupo topou e foi incrível! Unimos dos faxineiros a diretoria e fizemos todos dançarem juntos!! 

3. Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa
Tenho parte desta qualidade porque já articulo redes sociais (offline) de alunos e busco promover encontros de arte, hospitalidade e educação. Porém, acredito que posso explorar mais essa habilidade. Dentre meus projetos sociais (ainda no mundo das idéias) a articulação será a base. O essencial pra fazer acontecer é acreditar na causa!

4. Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade
Tenho parte desta qualidade, porque acredito que todos tenham! Porém, não me vem a cabeça nenhuma imagem clara sobre isso! Alguns desejos da família, amigos, pessoas próximas busco me empenhar no dia-a-dia, mas são desejos. Mesmo em projetos voluntários, já visitei crianças, levei presentes e encomendas que solicitaram, mas não sei se classificaria como sonhos, vontades ou desejos.  Apoio financeiramente alguns projetos no catarse e ajudo artistas independentes comprando seus CDs, pinturas, etc. Sei que sou capaz de muito mais! 

5. Sou uma pessoa criativa
Tenho parte desta qualidade, porque ser professora exige e ensina! O dia a dia é repleto de novidades e cada turma tem uma linguagem. Meu desafio diário é pensar de que forma posso passar um conteúdo para ser aprimorado. 
Gosto de novidades e busco sempre mudar coisas de lugar, expandir pra criatividade fluir. Meu apartamento em São Paulo é adaptado a partir de idéias sustentáveis como sofá de paletes, mesa a partir de porta antiga, colagens de post-it, etc. Ah, e muitas flores!!! 
Porém, muitas vezes me limito ao básico por achar que posso cair no mico. Tenho feito cursos pra justamente trabalhar essa questão, para não travar meu processo criativo por muito pensar e já auto-criticar.

6. Procuro Inovar nas atitudes
Tenho parte dessa qualidade, porque ser professora exige e ensina! Assim como a criatividade, tenho que inovar nas atitudes pois lido com público. Imagina ter muitos "patrões" para agradar na mesma sala!! Tento inovar não apenas no conteúdo, mas na forma. Porém, inovação exige reflexão e atitude criativa. Me pego as vezes seguindo padrões por comodismo. 

7. Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido
Tenho esta qualidade, porque  como disse na minha apresentação, estou consciente no meu retorno de saturno. Estou na busca do trabalho com o desconhecido e quebra de paradigmas a partir da compreensão dos mapas mentais. Atualmente tenho lido muito sobre programação neurolinguística e estou em uma pós em transdisciplinaridade, saúde, educação, liderança e cultura de paz. Entender que somos parte do todo me deixa mais confortável para o desconhecido. 

8. Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas
Tenho esta qualidade, porque amo viajar! Quando morei na Austrália fui apenas com o "the book is on the table" e me virei. Passei apertos e dei muita risada. Fui pra outros países e "se não tem cão, caça com gato"... gestos, desenhos, danças e olhares!

9. Estou pronto para agir
Tenho essa qualidade, porque estou disposta e dedicando. Não sei os próximos desafios e estou lidando com horário restrito para esse desafio, mas acredito que o üniverso é meu brother"e me ajuda sempre que quero muito algo!

10. Quero compartilhar com os outros, o que aprendi 
 Tenho parte desta qualidade, porque já participei de vários cursos e trinamentos incríveis e após contar pra duas ou três pessoas com pouco interesse, acabei por não falar mais. Considerando opções como esse blog, acredito que há muitas possibilidades para compartilhar para muitas pessoas que posso trabalhar!

Uau! Quanta coisa! 
Rumo a próxima tarefa! 

Ah, comentários são sempre bem vindos!

Beijos e sorrisos,
Andréa Zago

Um comentário:

  1. Olá Futura guerreira Andrea,

    Sou Priscilla Pereira de São Paulo - Brasil. E assim como você estou trilhando o caminho do sim. Venho te convidar para visitar meu blog http://priscillagsa2014.blogspot.com.br/ e entender por que eu quero participar dos Guerreiros sem Armas!

    Esse é meu sonho, preciso sentir a sensação maravilhosa dos laços de afeto, do sorriso no rosto de todos quando fazemos nascer a esperança e fazemos crescer os sonhos nos corações do nosso semelhante. Eu quero participar dessa transformação maravilhosa que o GSA faz, não por uma questão de currículo, mas por realização minha como ser humano.

    Se você amigo, acha que eu mereço participar então pode me recomendar no e-mail gsa2014@institutoelos.org

    Assim como eu também tenho que recomendar alguém, por isso gostaria muito de te conhecer e trocar ideias e valores. Você pode me achar no facebook como Priscilla Pereira (cidade de Guarujá) e no e-mail priscilla.ps08@hotmail.com.

    Muito obrigada
    Até mais

    ResponderExcluir