domingo, 24 de março de 2013

Prova da Terra

Boa noite!

O desafio da vez é Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Pensar como o seu consumo e suas atitudes afetam o mundo. 

O primeiro ponto pra mim é... energia parada (tudo encostado sem utilizado) gera estagnação. Por isso penso que 3R (reduzir, reutilizar, reciclar) = EM (energia em movimento)!

Para começar, vou compartilhar algumas atitudes pequenas que já tenho como hábito:
- meu meio de transporte em São Paulo é a bicicleta (ou meus pés..rs). Tenho a sorte de trabalhar e ter atividades perto de casa. Para longas distâncias uso metro ou ônibus;
- escolho as escadas em vez de elevador ;
- procuro sempre comprar produtos orgânicos e somente o que realmente vou usar;
- utilizo folhas usadas para rascunho (aceito inclusive trabalho dos alunos em folhas rascunho);
- separo o lixo reciclável e levo a um posto de coleta próximo;
- separo as roupas que não uso para passar pra frente. Esse ano já fiz isso duas vezes, inclusive com livros. Dividi alguns para as secretárias da faculdade, deixei alguns na biblioteca e outros estão separados para um sebo. 

Minha casa tem alguns exemplos de Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Começando pela sala. O sofá é de palete (que peguei com um amigo - Tiago - que divide apartamento comigo). Nós lixamos, passamos verniz e a mãe dele fez as almofadas com uma espuma que tinha em casa. A moldura dos quadros foram reaproveitadas. A mesinha do centro é de caixote. Na mesinha temos um balde com as rolhas dos vinhos que tomamos de decoração.


O canto da sala também tem caixotes e minhas flores! Amo flores!



Na área, sala e quarto mais RRRRRR!

Montei esse apartamento há 2 anos e meio e a cultura dos R`s vem me acompanhando.
 Para seguir, uma música que me inspirou: Que tal? (Márcio Lugó). 





Seguindo o conselho do Márcio Lugó (Que tal reduzir, reutilizar, reciclar, esse material; Que tal recriar, reutilizar, reciclar, ideias!) refleti esses dias como posso melhorar ainda mais minhas atitudes em relação ao mundo!

Pra começar, alguns amigos estavam em casa em sábado e apoiamos a Hora do planeta (http://www.wwf.org.br/participe/horadoplaneta/)! A hora virou horaS... :)





Conversei com muitas pessoas pessoas e surgiram algumas idéias já prontas para prática. 
A Nathi  (http://nathigsa2014.wordpress.com) me falou sobre o coletor menstrual Mooncup (http://aterraviva.wordpress.com/). Já entrei em contato e vou testar!

No blog do Adriano Pimenta achei algo que procurava:  um instituto que recolhe lixo eletrônico.(http://www.e-lixo.org/).  Demais!! Já separei dois radinhos antigos que estavam quebrados!  


Além disso, vou levar uma das minhas canecas de casa para o trabalho e evitar o desperdício de copinhos plásticos dos meus cafés diários! Já está na bolsa!

E, acreditando que juntos somos mais, vou compartilhar o desafio com os alunos essa semana e instigá-los a pensar como podemos utilizar esses 3R. Uma das ideias é a feira de xerox para que os alunos do semestre a frente possam vender o que não querem mais utilizar.

E o principal, estar sempre aberta a novas idéias, acredito que é a melhor forma de cada vez mais ter um consumo consciente. 

Beijos, abraços e sorrisos!

Meu nome é Andréa e assim eu digo SIM!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário