domingo, 31 de março de 2013

Prova do fogo - parte 3

Oioioi!!!

Para começar o post destaco as palavras que sobressaem dessa prova: GRATIDÃO, satisfação, coragem, ALEGRIA, REFLEXÃO e vontade!

O texto que postei sobre "sucesso" foi vivenciado de diversas formas. A primeira lição foi: você tem que começar!!! Acredito que muitas coisas ficam pra segundo plano por não ter tempo disponível. Será? O que é realmente prioridade? Tem que começar!!

Ação da faculdade:
A primeira providência foi conseguir o apoio de outros professores. Troquei ideias, marquei data, local e horário (encontro na quarta feira, sala do terceiro semestre no intervalo). Passei nas turmas avisando e pedindo para levar os xerox utilizados para poderem dar, trocar ou vender.
Seguindo sugestões, além do objetivo de conectar as pessoas e reutilizar de alguma forma os papéis do outro semestre, desenvolvi um espaço para indicações de estagio e emprego e outro indicações culturais.


De forma a instigar ainda mais a percepção da importância dos relacionamentos propus como atividade à turma conhecer o máximo de pessoas, exercitando os conceitos de hospitalidade. Assim que os alunos chegaram falei um pouco da proposta e identifiquei quem era de cada semestre.



                   
               




Alguns alunos se sentiram a vontade e começaram a se apresentar pra todos. Foi muito descontraído, rápido e o mais importante, percebi que fez efeito. Os alunos deram um feedback positivo, postaram no fotos no face, comentários e encontrei muitos já visitando as salas para interagir. Alguns alunos me contaram que conseguiram passar o xerox que jogariam no lixo! É de pouco em pouco que se chega no muito!!! :)
Na sala que eu estava fiz uma partilha de sentimentos do evento e percebi que pouco se desenvolve no curso da habilidade de relacionar-se. Foi ótimo pois já me deu várias outras idéias de atividades! 

A ação no prédio: 
Conheça seu vizinho!
Atualmente moro em um prédio de 7 andares com 4 apartamentos por andar. Não temos síndico e nem reuniões, sendo assim, muitos vizinhos conheço de vista e outros nem imagino quem são. MAS, contudo porém e entretanto... na primeira festa que fizemos ao mudar, conhecemos os vizinhos de baixo e começamos a conversar. Ficamos muito próximos e nos tornamos grandes amigos o que é ótimo pois já precisei muitas vezes deles. Hoje eles pediram pó de café e semana passada foi eu quem pedi um espaço no freezer pra poder descongelar minha geladeira. É sensacional poder contar com eles sempre!
Pensando no quanto o ambiente melhora com as conexões, conversei com o zelador do prédio e solicitei duas permissões: uma para colocar post-it no elevador e outra para comprar um quadro de avisos e deixar para comunicação entre os moradores. Pedidos aceitos, mãos a obra!!! Fui de apartamento em apartamento me apresentando e falando da proposta. Como trabalho de manhã e noite, meu horário livre (tarde) não bateu com o de muitos e por isso preparei uma carta. Deixei alguns post-it no elevador
Comprei o quadro e colocamos. 


                   





A recepção da ação foi 100% positiva. Algumas pessoas disseram que tinham vontade de conhecer os vizinhos, mas não tiveram a iniciativa. 
Além desse convite avisei sobre o quadro e da possibilidade de cada um fazer uma nova proposta, seja social, cultural, econômica ou ecológica. 

Foi mais fácil do que eu pensei a princípio, foi incrivelmente divertido e muito gratificante. Fica mais uma vez pulsando a frase, "é preciso começar". Todo universo vai conspirar para te inspirar!

Meu nome é Andréa e assim eu reafirmo sorridente meu SIM!

2 comentários:

  1. Que lindo, Déa! Vejo meu caminho no seu... esses sentimentos de gratidão, de que é preciso coragem para começar...parabéns querida! =)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada!!!! Acho que estou sensível... rs

    ResponderExcluir